Moto com motor de Ferrari; marca pode processar construtor?
05/02/2024 10:43 || Atualizado: 05/02/2024 10:43
Dois dinamarqueses criaram uma moto com motor Ferrari. Sem dúvidas uma máquina e tanto e com poderio de causar inveja. Contudo, o visual desta custom não é unanimidade e causa dúvidas quanto ao seu bom gosto. Será que a marca pode processar os construtores?
Moto com motor de Ferrari
Birger Hansen e o seu amigo Michael Anderson construíram uma moto com motor Ferrari. O propulsor veio de um modelo F355, um 8 cilindros em “V” a 90º, com 40 válvulas DOHC e injeção integral Bosch Mono-Motronic M5.2.
Essa unidade da marca italiana entrega nada menos que potência de 380 cv a 8250 rpm e torque de 37 kgf.m a 6000 rpm. No carro, tem uma velocidade máxima de 295 km/h e vai de 0 a 100 km/h em apenas 4,6 segundos.
A Ferrari F355 foi o carro dos sonhos de muitos nos anos 90. Entretanto, é um modelo razoavelmente comum da marca e com 11.273 unidades produzidas fez parte do início da “produção em larga escala” dentro da fábrica italiana.
Então, não foi impossível para Anderson conseguir um exemplar deste motor. Por sua vez, Hansen, um entusiasta de longa data de motos, decidiu demonstrar suas já famosas habilidades de construtor. O resultado vocês já imaginam…
Detalhes da construção não são mencionados. Entretanto, ele afirma que teve pelo menos 100 peças diferentes feitas por especialistas, apenas para se adaptarem à sua moto com motor Ferrari. O propulsor é acomodado por um chassis Boss Hoss e todo o conjunto tem uma aparência bem acabada, embora nem todo mundo tenha curtido o resultado visual, confira:
Foi para as ruas! Marca pode processar construtor?
Para Hansen, construir a moto não foi suficiente, era preciso rodar nas ruas. Ele dedicou então obter a aprovação e o registro para poder circular legalmente nas estradas da Dinamarca. O processo demorou cerca de 10 anos, do início ao fim.
Bem, a moto com motor Ferrari fez fama e, claro, seu motor dispensa apresentações. Contudo, a marca italiana é famosa também por zelar de forma dura a sua própria imagem. As medidas da empresa vão desde o bloqueio de vendas a clientes ‘que não se comportaram devidamente’ até o processo a projetos que maculem o legado da fabricante.
Entretanto, neste caso, embora a moto com motor Ferrari não seja a custom mais bela que você já viu, até agora a marca não tentou barrar a máquina de circular nas ruas. E aí, o que você achou do resultado desse projeto?