Aprilia experimenta quadros de carbono para sua máquina de MotoGP

10/08/2023 12:03 || Atualizado: 10/08/2023 12:03

Aprilia experimenta quadros de carbono para sua máquina de MotoGP

Parece que Aprilia está trilhando caminhos inovadores e experimentando uma estrutura de fibra de carbono para sua máquina de MotoGP. Isso pode ser visto pelo menos a partir de imagens recentemente compartilhadas nas mídias sociais.

Carbono no MotoGP - Não apenas leve, mas também criança problemática

O uso de fibra de carbono no MotoGP não é de forma alguma insignificante. Todo o tipo de coisas agora é feito de carbono para economizar peso. No entanto, a construção de um quadro MotoGP feito de fibra de carbono não é tão difundida. A última grande tentativa foi feita pela Ducati, embora seu "quadro" não tivesse um design tradicional e ainda se revelasse problemático quando se tratava de ajustar a motocicleta.

Desde então, o uso estrutural do carbono foi limitado. Algumas equipes usam inserções de carbono em seus quadros para aumentar a rigidez. Outros laminam a estrutura tradicional com um revestimento de fibra de carbono por razões semelhantes.

Aprilia testa quadros de carbono

Agora, no entanto, fica claro que uma equipe está dando uma olhada no carbono novamente. Aprilia foi observada testando uma estrutura que se parece suspeita com uma estrutura de carbono. Lorenzo Salvadori sentou-se na sela durante os testes em Misano. A notícia foi compartilhada pelo estrategista e jornalista de corridas do MotoGP Mat Oxley, que postou uma foto da motocicleta em sua página no Twitter. Isso mostra claramente o Aprilia RSGP, que parece ter uma estrutura de suporte de fibra de carbono completa que se estende da cabeça de direção ao apoio para os pés.

Se a Aprilia realmente planejasse introduzir uma estrutura de carbono na primeira classe, isso seria uma grande notícia

Desafio Carbono: Falta de flexibilidade e alta rigidez

Estruturas de carbono são historicamente difíceis de dirigir em comparação com peças convencionais de alumínio. A maioria dos motoristas aponta a falta de flexibilidade e alta rigidez como os principais problemas.

Nos próximos meses, certamente será interessante observar como Aprilia domina esse desafio e se eles conseguem fazer um verdadeiro avanço com uma estrutura de carbono no MotoGP.

Video