Scooter Burgman “tunada” vira moto clássica BMW

07/08/2023 13:06 || Atualizado: 07/08/2023 13:06

Scooter Burgman “tunada” vira moto clássica BMW

Um criativo construtor transformou uma scooter Burgman em uma moto clássica BMW. Isso mesmo, confira como um famoso modelo da Suzuki ganhou visual único, com a cara de uma R 100 RS.

Scooter Burgman “tunada” vira moto clássica BMW

Thomas Janotta é relojoeiro, ourives e inventor da cidade alemã de Beilstein. Sua mais recente criação é a “R 65 Burgman RS“, nada menos que uma scooter Suzuki “tunada” com a cara de uma moto clássica BMW.

Para começar a história, o criador tinha planos diferentes para a velha AN 650 Burgman. Mas várias razões, principalmente práticas, fizeram ele mudar de ideia. No entanto, Thomas já havia comprado o modelo scooter usado.

Diga-se de passagem, o dono anterior caiu com a moto, então houve um dano na carenagem. E como o novo proprietário era um fã da BMW, ele teve uma ideia um tanto absurda: transformar a carenagem da Burgman 650 em uma clássica R 100 RS.

Para quem não sabe, a clássica BMW RS foi esculpida pelo designer Hans A. Muth, ainda na década de 1970. Ou seja, foi uma grande joia do passado. E como Thomas tinha um exemplar da carenagem, modelo 1981, não foi preciso muito mais para que a transformação começasse.

Montando a criação

Como esperado, a combinação de scooter moderna e motocicleta clássica foi tudo, menos “fácil”. Partes individuais tiveram que ser adaptadas e modificadas. A começar pela carenagem dianteira, que foi encurtada na parte superior e alongada embaixo.

Como a Burgman 650 não exibe nenhum cilindro boxer – como a moto da BMW – Thomas tampou o espaço com uma chapa de metal nas laterais. O material foi cortado da parede divisória de um caminhão Volkswagen. E o para-lamas curto na roda dianteira, de 15 polegadas, é de uma motocicleta Simson.

O tanque dianteiro como os logos da BMW são apenas decoração. A Burgman até teve outro tanque construído, mas ele segue na traseira. Já o guidão largo veio de uma BMW R 100 GS. Aliás, os faróis, lanternas traseiras e piscas são todos da BMW.

No entanto, a transmissão, o chassi e os freios da scooter Suzuki não foram alterados. Em resumo, apenas o silenciador é um acessório novo. Aliás, a traseira encurtada não tem mais espaço para o garupa. Por fim, o motor segue com seus 56 cv e velocidade máxima de cerca de 160 km/h. Curtiram o resultado?

Video